O Cosmo _ obras
Azul de céu profundo
Azul de céu profundo
“As constelações que figuram na bandeira nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste”.
Lei no. 8.421 de 11 de maio de 1992, que altera a lei no. 5700 de 1º. De setembro de 1971 que dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos nacionais. Assim versa a lei, como se alguém nos observasse do cosmo, pelas costas das estrelas. De fora para dentro.
Na obra, “Azul de céu profundo”, proponho uma inversão à lei, a bandeira estrelada como nós observamos as constelações. Sobre o céu do rio de janeiro do dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h da manhã, inscrevo uma nova ordem no profundo azul desta esfera invertida, seu avesso sobre o céu.
impressão fine art sobre papel algodão
50 edições
24,5×32,5cm
2024
Céu de Brigadeiro
Céu de brigadeiro
impressão fine-art sobre papel algodão
21×29,7cm
4edições
2023
Formoso céu, risonho e límpido
Formoso céu, risonho e límpido
Formoso céu, risonho e límpido I, II, III
Formoso céu, risonho e límpido I
mapa celestial, Lei Brasileira no. 8421 de 11 de maio de 1992, lupa entalhada em estojo de veludo azul, constelações da Bandeira do Brasil, imagem do cruzeiro do Sul registrada pela nasa.
250X70cm
2023
Formoso céu, risonho e límpido I (detalhe)
mapa celestial, lei brasileira de 8421 de 11 de maio de 1992; lupa entalhada em estojo de veludo azul; constelações da Bandeira do Brasil, imagem do Cruzeiro do Sul registrada pela nasa.
250X70cm
2023
Formoso céu, risonho e límpido I (detalhe)
mapa celestial, lei brasileira de 8421 de 11 de maio de 1992; lupa entalhada em estojo de veludo azul; constelações da Bandeira do Brasil, imagem do Cruzeiro do Sul registrada pela nasa.
250X70cm
2023
Formoso céu, risonho e límpido I (detalhe)
detalhe da imagem do Cruzerio do Sul, vista do espaço.
mapa celestial, Lei Brasileira no. 8421 de 11 de maio de 1992, lupa entalhada em estojo de veludo azul, constelações da Bandeira do Brasil, imagem do cruzeiro do Sul registrada pela Nasa.
250X70cm
2023
Formoso céu, risonho e límpido I
Mapas celestiais dos acontecimentos históricos nacionais datas e horários,
221X200CM
2023
Formosos céu, risonho e límpido II (detalhe)
Mapas celestiais dos acontecimentos históricos nacionais datas e horários,
221X200CM
2023
Formoso céu, risonho e límpido III
luminárias com as constelações da bandeira do brasil referentes aos mapas celestes dos acontecimentos históricos nacionais esculpidas, luzes pisca-pisca.
221X298cm
2023
Formoso céu, risonho e límpido III
luminárias com as constelações da bandeira do brasil referentes aos mapas celestes dos acontecimentos históricos nacionais esculpidas, luzes pisca-pisca
221X298cm
2023
Ruído de fundo
Ruído de fundo
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Ruído de fundo
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Ruído de fundo
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Ruído de fundo (detalhe)
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Ruído de fundo
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Ruído de fundo
é uma instalação localizada no centro do espaço expositivo, composta por cúpulas de vidro com grafite e carvão sobre vidros e espelhos quebrados. um pequeno motor de micro-ondas roda com uma vareta de vidro ligada a um tubo, batendo levemente nas cúpulas e gerando um ruído suave, tres lâmpadas incandescentes repousam no chão – o ruído de fundo refere-se ao som produzido pelo big bang que ainda hoje circula no Universo.
Descoberto por acaso em 1965, o ruído de fundo ou radiação cósmica de fundo é hoje considerado a melhor prova de que há 13,7 mil milhões de anos ocorreu o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Este fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400.000 anos após o Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal acontecimento que deu origem a toda a matéria e energia existentes.
pó de grafite, pedaços e pó de carvão vegetal
Cúpulas de vidro, espelhos e vidros partidos, motor de micro-ondas, luzes incandescentes
Dimensões variáveis
2023
Nosso céu tem mais estrelas
Nosso céu tem mais estrelas
prataria doméstica ariada, 8 esponjas abrasivas utilizadas durante 8 horas , 16 esponjas abrasivas utilizadas durante 16 horas , 24 esponjas abrasivas utilizadas durante 24 horas e esponjas não utilizadas são dispostas em conjunto. As esponjas estão dispostas sob a forma da constelação de Virgem – a única que remete para uma imagem feminina – Remontando ao dia em que foram promulgadas as leis de trabalho feminino. ao decorrer da exposição, todos os objetos de prata voltarão a escurecer.
esponjas abrasivas, prataria doméstica
dimensões variáveis
2023
Nosso céu tem mais estrelas
prataria doméstica ariada, 8 esponjas abrasivas utilizadas durante 8 horas , 16 esponjas abrasivas utilizadas durante 16 horas , 24 esponjas abrasivas utilizadas durante 24 horas e esponjas não utilizadas são dispostas em conjunto. As esponjas estão dispostas sob a forma da constelação de Virgem – a única que remete para uma imagem feminina – Remontando ao dia em que foram promulgadas as leis de trabalho feminino. ao decorrer da exposição, todos os objetos de prata voltarão a escurecer.
esponjas abrasivas, prataria doméstica
dimensões variáveis
2023
Nosso céu tem mais estrelas (detalhe)
prataria doméstica ariada, 8 esponjas abrasivas utilizadas durante 8 horas , 16 esponjas abrasivas utilizadas durante 16 horas , 24 esponjas abrasivas utilizadas durante 24 horas e esponjas não utilizadas são dispostas em conjunto. As esponjas estão dispostas sob a forma da constelação de Virgem – a única que remete para uma imagem feminina – Remontando ao dia em que foram promulgadas as leis de trabalho feminino. ao decorrer da exposição, todos os objetos de prata voltarão a escurecer.
esponjas abrasivas, prataria doméstica
dimensões variáveis
2023
The clock is started
The clock is started
Uma instalação com uma cadeira tombada e 4 televisores de tubo, das quais algumas só produzem listras e a que está em funcionamento reproduz o som da Nasa no programa Mercury-Redstone, anunciando que o relógio está ligado e o tempo começa a ser contado. O áudio relembra a missão espacial que pretendia estudar a resistência humana no ambiente cósmico e que perdeu sua última aeronave mergulhada no oceano.
4 tvs, gravação da nasa , insulfilm, cadeira de madeira
DIMENSÕES VARIÁVES
2023
QUASE QUASE QUASE
QUASE II da série QUASE, QUASE, QUASE
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, cabo de aço, grafite e carvão em pó
40X100X25cm
2023
Vista da exposição Passagem
Ateliê 397
ArteFasam galeria SP
QUASE II da série QUASE, QUASE, QUASE
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, cabo de aço, grafite e carvão em pó
40X100X25cm
2023
Vista da exposição Passagem
Ateliê 397
ArteFasam galeria SP
QUASE III (da série QUASE, QUASE, QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó, cabo de aço
50x20x20cm
2022
QUASE III (da série QUASE, QUASE,QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó, cabo de aço
50x20x20cm
2023
QUASE III (da série QUASE, QUASE,QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó, cabo de aço
50x20x20cm
2023
QUASE IV ( da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó, cabo de aço
2023
QUASE IV ( da série QUASE, QUASE, QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó, cabo de aço
2023
QUASE QUASE I (da série QUASE, QUASE, QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
67x29x20cm
2023
QUASE QUASE I (da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
67x29x20cm
2023
QUASE QUASE I (da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
67x29x20cm
2023
QUASE, QUASE I ( da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
67x29x20cm
2023
QUASE QUASE II (da série QUASE, QUASE, QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
69x24x18cm
2023
QUASE QUASE II (da série QUASE, QUASE, QUASE)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
69x24x18cm
2023
QUASE QUASE II (da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”.
vidro, grafite e carvão em pó
69x24x18cm
2023
QUASE QUASE II (da série QUASE, QUASE, QUASE) (detalhe)
Quando fiz esses trabalhos não dei título, pensava só no ciclo do carbono (que está presente em todas as formas de vida e que depois se esvai na atmosfera): como o grafite, que brilha e o carvão, que é opaco. Um em vias de encostar no outro, quase, quase, quase. Em vários recipientes e de várias formas, quase, quase, quase. O fluxo incessante da vida.
Então, vendo como eles se comportavam o título se colocou e eu não pude mais negá-lo, eram os Quase, Quase, Quase, que quase se tocam, quase, deixando esse espaço do entre, esse vazio, que é pura expectativa, esse espaço um pouco antes do ato final, espaço de puro desejo. E DESEJO vem de DE SIDERARE que numa livre interpretação é “esperar pelo que as estrelas trarão”
vidro, grafite e carvão em pó
69x24x18cm
2023
Emaranhamento
Emaranhamento II
Emaranhamento é um fenômeno da física quântica que tece a própria estrutura do real. Uma situação em que duas coisas permanecem ligadas entre si, mesmo que distantes uma da outra. Duas partículas que se encontraram no passado conservam uma estranha ligação, como se pudessem continuar a conversar, como duas pessoas apaixonadas distantes que adivinham o pensamento uma da outra. Só que esta correlação só se manifesta quando ambos os objetos interagem com um terceiro, que lhes dá realidade. Afinal, tudo que se manifesta, se manifesta para alguma coisa. O emaranhamento não é uma dança a dois: é uma dança a três. Para dançar como pares dessa dança enchi 3 pipetas de grafite em pó e uma de carvão, a vida e o fim. E envergadas se tornaram ampulhetas a contar esse tempo tempo tempo que nem existe.
4 pipetas de vidro, grafite e carvão em pó, pregos de cobre
50X60X9cm
2022
Emaranhamento III
Emaranhamento é um fenômeno da física quântica que tece a própria estrutura do real. Uma situação em que duas coisas permanecem ligadas entre si, mesmo que distantes uma da outra. Duas partículas que se encontraram no passado conservam uma estranha ligação, como se pudessem continuar a conversar, como duas pessoas apaixonadas distantes que adivinham o pensamento uma da outra. Só que esta correlação só se manifesta quando ambos os objetos interagem com um terceiro, que lhes dá realidade. Afinal, tudo que se manifesta, se manifesta para alguma coisa. O emaranhamento não é uma dança a dois: é uma dança a três. Para dançar como pares dessa dança enchi 3 pipetas de grafite em pó e uma de carvão, a vida e o fim. E envergadas se tornaram ampulhetas a contar esse tempo tempo tempo que nem existe.
4 pipetas de vidro, grafite e carvão em pó, pregos de cobre
45X37X4,5cm
2023
Emmaranhamento III (detalhe)
Emaranhamento é um fenômeno da física quântica que tece a própria estrutura do real. Uma situação em que duas coisas permanecem ligadas entre si, mesmo que distantes uma da outra. Duas partículas que se encontraram no passado conservam uma estranha ligação, como se pudessem continuar a conversar, como duas pessoas apaixonadas distantes que adivinham o pensamento uma da outra. Só que esta correlação só se manifesta quando ambos os objetos interagem com um terceiro, que lhes dá realidade. Afinal, tudo que se manifesta, se manifesta para alguma coisa. O emaranhamento não é uma dança a dois: é uma dança a três. Para dançar como pares dessa dança enchi 3 pipetas de grafite em pó e uma de carvão, a vida e o fim. E envergadas se tornaram ampulhetas a contar esse tempo tempo tempo que nem existe.
4 pipetas de vidro, grafite e carvão em pó, pregos de cobre
45X37X4,5cm
2023
Tu pisavas nos astros distraída
Tu pisavas nos astros distraída
A fita de minerias antiderrapante que se expande para além dos desenhos em grafite e fotografias convida o espectador a criar o seu próprio cosmo a partir do seu caminhar sobre a mesma
grafite em pó, grafite sobre papel, fotografias impressas com jato de tinta sobre transparências, fita antiderrapante e folhas de silicone
dimensões variáveis
2022
Carbono 14
Cisne
Carbono 14 é uma série de pinturas-desenhos construídos a partir de pinturas A óleo herdadas, feitas há mais de 10 anos, sobre as quais eu marquei as constelações celetes e cobri com grafite em pó.
O carbono 14, formado na estratosfera, é o quarto elemento mais abundante na natureza, existe em todas as formas de vida e sua presença determina o tempo de vida de todas as coisas.
grafite em pó sobre pintura a óleo sobre tela e grafite em pó sobre tela
65X130cm
2015-2022