Outros atravessamentos _ obras
Campo Dormitório
Campo Dormitório
É uma escultura instalação composta de 10 estrados de cama de solteiro em madeira, colocados um ao lado do outro. 3 colchões altos forrados com lençóis brancos, impecavelmente passados. Barras de metal tubulares formando uma estrutura como de andaimes, sobre os estrados. Esta estrutura eleva-se para receber nos pontos determinados 6 ventiladores de teto danificados. A altura chega a 2m nestes pontos. 7 lâmpadas de luz fluorescente com defeito piscando aleatoriamente e 6 caixinhas de música também prendem-se aos tubos metálicos.
A instalação convida o espectador a participar, deitar-se sobre os lençóis em puro algodão, e ouvir as canções de ninar provenientes das caixas de música. Porém, as lâmpadas frias piscam num frenesi inconstante na tentativa de permanecerem acessas, gerando ruídos característicos. Assim como os ventiladores danificados que giram como ainda possível.
Todos estes ruídos se confundem com as canções, despertando memórias e tornando o ambiente que deveria ser acolhedor num caos atordoante, explicitando sua falência.
A intenção é oferecer a instalação à cidade e mais diretamente à população que habita o entorno para que se aproprie do trabalho.
Instalação
10 estrados (1,94x92x 6cm) de cama em madeira;
3 colchões brancos altos ( 188x88x30cm);
3 lençóis brancos em puro algodão egípcio;
38m de perfis metálicos tubulares formando uma estrutura como de andaime;
7 lampadas fluorescentes com defeito;
6 ventiladores de teto danificados;
6 maquinários de caixa de música;
2 câmeras de vigilância instaladas com equipamento de gravação;
lacres plásticos;
material elétrico.
10,90×4,20m aproximadamente
2017
VISTA Siart- Bienal Internacional de Arte de La Paz
Campo Dormitório
É uma escultura instalação composta de 10 estrados de cama de solteiro em madeira, colocados um ao lado do outro. 3 colchões altos forrados com lençóis brancos, impecavelmente passados. Barras de metal tubulares formando uma estrutura como de andaimes, sobre os estrados. Esta estrutura eleva-se para receber nos pontos determinados 6 ventiladores de teto danificados. A altura chega a 2m nestes pontos. 7 lâmpadas de luz fluorescente com defeito piscando aleatoriamente e 6 caixinhas de música também prendem-se aos tubos metálicos.
A instalação convida o espectador a participar, deitar-se sobre os lençóis em puro algodão, e ouvir as canções de ninar provenientes das caixas de música. Porém, as lâmpadas frias piscam num frenesi inconstante na tentativa de permanecerem acessas, gerando ruídos característicos. Assim como os ventiladores danificados que giram como ainda possível.
Todos estes ruídos se confundem com as canções, despertando memórias e tornando o ambiente que deveria ser acolhedor num caos atordoante, explicitando sua falência.
A intenção é oferecer a instalação à cidade e mais diretamente à população que habita o entorno para que se aproprie do trabalho.
Instalação
10 estrados (1,94x92x 6cm) de cama em madeira;
3 colchões brancos altos ( 188x88x30cm);
3 lençóis brancos em puro algodão egípcio;
38m de perfis metálicos tubulares formando uma estrutura como de andaime;
7 lampadas fluorescentes com defeito;
6 ventiladores de teto danificados;
6 maquinários de caixa de música;
2 câmeras de vigilância instaladas com equipamento de gravação;
lacres plásticos;
material elétrico.
10,90×4,20m aproximadamente
2017
VISTA Siart- Bienal Internacional de Arte de La Paz
Frestas por onde Muros escoam
Frestas por onde Muros escoam
É uma instalação composta de duas pirâmides de terra, 60 vergalhões de latão e três cadeiras em madeira, que pertenceram à casa dos avós paternos da artista. A instalação no jardim da Reitoria da UFF pretendia reforçar a idéia da impossibilidade de conter o curso dos acontecimentos. construída a céu aberto, e exposta a sol e chuva, a obra deveria se transformar no decorrer do tempo. a terra escoaria entre os vergalhões, que fincados ao chão formando grades no entorno das pirâmides,não constituiriam obstáculo ao aterramento. e as cadeiras se deslocariam de seu lugar inicial, o centro das pirâmides.
Exposto ao tempo e ao clima, ao final do período de exposição o que de fato aconteceu foi que o jardim invadiu o trabalho, a grama cresceu nas pirâmides de terra, que se tornaram mais rígidas, e nada tombou. O jardim se apropriou do trabalho, contrariando o que havia sido previsto.
Instalação
3 cadeiras em madeira, 60 vergalhões de latão, 9T de terra
dimensões variáveis
2017
Frestas por onde Muros escoam - desenho
Instalação
3 cadeiras em madeira, 60 vergalhões de latão, 9T de terra
dimensões variáveis
2017
Frestas por onde Muros escoam
É uma instalação composta de duas pirâmides de terra, 60 vergalhões de latão e três cadeiras em madeira, que pertenceram à casa dos avós paternos da artista. A instalação no jardim da Reitoria da UFF pretendia reforçar a idéia da impossibilidade de conter o curso dos acontecimentos. construída a céu aberto, e exposta a sol e chuva, a obra deveria se transformar no decorrer do tempo. a terra escoaria entre os vergalhões, que fincados ao chão formando grades no entorno das pirâmides,não constituiriam obstáculo ao aterramento. e as cadeiras se deslocariam de seu lugar inicial, o centro das pirâmides.
Exposto ao tempo e ao clima, ao final do período de exposição o que de fato aconteceu foi que o jardim invadiu o trabalho, a grama cresceu nas pirâmides de terra, que se tornaram mais rígidas, e nada tombou. O jardim se apropriou do trabalho, contrariando o que havia sido previsto.
Instalação
3 cadeiras em madeira, 60 vergalhões de latão, 9T de terra
dimensões variáveis
2017
Sem Título
pigmentos minerais sobre papel fotográfico
10x15cm
3+P.A.
2017
@Tania Bonin
Sem Título
pigmentos minerais sobre papel fotográfico
10x15cm
3+P.A.
2017
@Tania Bonin
Sem Título
pigmentos minerais sobre papel fotográfico
10x15cm
3+P.A.
2017
@Tania Bonin
Sem Título
pigmentos minerais sobre papel fotográfico
10x15cm
3+P.A.
2017
@Tania Bonin
Sem Título
pigmentos minerais sobre papel fotográfico
10x15cm
3+P.A.
2017
@Tania Bonin
Nós que nos acreditamos vivos?
nos qui Credimus nos uiuos esse?
livro-projeto
2009
nos qui Credimus nos uiuos esse? nós, que nos acreditamos vivos ? wir, die wir uns lebendig glauben? we, that belive us alive?
Pariser Platz, Berlim. No centro histórico, simbólico da capital dos alemães, contra o ocre, o cinza das fachadas e o colorido difuso das ruas, carros e pessoas, várias bandeiras numa bandeira de algodão, branca, de quinze metros de altura por cento e vinte e cinco metros de comprimento, atravessa o vão central do portão de Brandenburgo, cortando a praça de uma extremidade à outra. sobre ela, as imagens de corpos, mil corpos numa espécie de grande monotipia em carvão; marcas, registros no pano branco, 20 anos de queda do muro.” Paulo Rubens da Rocha Sampaio
Projeto para a comemoração de 20 anos de queda do Muro de Berlim no Portão de Brandenburgo
maquete, livro e plotagem (detalhe)
47x52x10cm
2009
nos qui Credimus nos uiuos esse?
Pariser Platz, Berlim. No centro histórico, simbólico da capital dos alemães, contra o ocre, o cinza das fachadas e o colorido difuso das ruas, carros e pessoas, várias bandeiras numa bandeira de algodão, branca, de quinze metros de altura por cento e vinte e cinco metros de comprimento, atravessa o vão central do portão de Brandenburgo, cortando a praça de uma extremidade à outra. sobre ela, as imagens de corpos, mil corpos numa espécie de grande monotipia em carvão; marcas, registros no pano branco, 20 anos de queda do muro.” Paulo Rubens da Rocha Sampaio
Projeto para a comemoração de 20 anos de queda do Muro de Berlim no Portão de Brandenburgo
maquete, livro e plotagem (detalhe)
47x52x10cm
2009
nos qui Credimus nos uiuos esse?
Simulação
Convite
Um convite à população local publicado nos maiores jornais de Berlim, a participar de uma performance residual, que acontecerá nas duas faces do Portão de Brandenburgo. Os voluntários encontrarão um painel de algodão, medindo15mX125m, composto de 1000 módulos nas medidas das bandeiras das extintas URSS, alemanha Oriental e Ocidental e EUA. Cada participante posicionado frente à sua bandeira, terá seu corpo coberto por tinta e carvão e deixará a impressão frontal de seu corpo no tecido.
A Performance dentro da Intervenção
Em referência ao episódio mitológico de Ulisses, a artista passará os 4 dias consecutivos ao evento costurando as partes do grande painel, tal como Penélope, que por sua vez, tecia, com a disciplina da espera sem fim.
Site Specific
No dia 9 de novembro, dia da queda do Muro de Berlim
Após a secagem e costura, o painel será erguido e instalado ( de uma ponta a outra, cortando a Pariser Platz ) fixo em 2 estruturas metálicas de 15m de altura , cruzando o vão central do Portão de Brandenburgo e com ele formando uma cruz.
O resultado final é a observação dupla. Por um lado a tatuagem, do outro o seu reflexo.
Bilis Negra
Bilis Negra
video feito durante a pandemia de COVID 19 para Marisa
vídeo fullHD
3’5″
2020
Mensagens para Zerbini ou Messages in a bottle
Mensagens para Zerbini ou Messages in a bottle
No início da pandemia, assim como muitos resolvi arrumar velhas caixas de fotografia, as últimas ainda na caixa recebi de meu primo, filho de minha falecida madrinha. Caixas e caixas de velhas fotografias, pinturinhas e slides, cada vez que as vejo sinto-as como uma mensagem numa garrafa que vem do outro lado do oceano. A pandemia detonou um tempo universal de reflexão, o passado agora mais presente se tornou o novo campo de investigação.
espelho, vidros, metais e negativos
40x40x40cm
2020
Mensagens para Zerbini ou Messages in a bottle
No início da pandemia, assim como muitos resolvi arrumar velhas caixas de fotografia, as últimas ainda na caixa recebi de meu primo, filho de minha falecida madrinha. Caixas e caixas de velhas fotografias, pinturinhas e slides, cada vez que as vejo sinto-as como uma mensagem numa garrafa que vem do outro lado do oceano. A pandemia detonou um tempo universal de reflexão, o passado agora mais presente se tornou o novo campo de investigação.
espelho, vidros, metais e negativos
40x40x40cm
2020
Mensagens para Zerbini ou Messages in a bottle
No início da pandemia, assim como muitos resolvi arrumar velhas caixas de fotografia, as últimas ainda na caixa recebi de meu primo, filho de minha falecida madrinha. Caixas e caixas de velhas fotografias, pinturinhas e slides, cada vez que as vejo sinto-as como uma mensagem numa garrafa que vem do outro lado do oceano. A pandemia detonou um tempo universal de reflexão, o passado agora mais presente se tornou o novo campo de investigação.
espelho, vidros, metais e negativos
40x40x40cm
2020
Mensagens para Zerbini ou Messages in a bottle
No início da pandemia, assim como muitos resolvi arrumar velhas caixas de fotografia, as últimas ainda na caixa recebi de meu primo, filho de minha falecida madrinha. Caixas e caixas de velhas fotografias, pinturinhas e slides, cada vez que as vejo sinto-as como uma mensagem numa garrafa que vem do outro lado do oceano. A pandemia detonou um tempo universal de reflexão, o passado agora mais presente se tornou o novo campo de investigação.
espelho, vidros, metais e negativos
40x40x40cm
2020
Sem Título
Sem Título
2 pinturas de retratos, voile branco, 2 pregos e arame enferrujados
50x70cm
2020