Atopos – a utopia _ obras
Estranhamentos
Sem título da série Estranhamentos
fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Vista - Zipper Galeria
Aparecimento 2, 5, 7 e 0 e Sem Título da série Estranhamentos
VISTA
Zipper Galeria
São Paulo
Projeto Zip’up ,coordenação Mario Gioia
Lugar Familiar
Curadoria de Isabel Portella
2016
Aparecimento 2 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Aparecimento 5 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma
fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Aparecimento 7 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma
fotografia manipulada digitalmente impressa com
pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Aparecimento 0 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Aparecimento 3 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma
fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
90x140cm
3 edições + P.A.
2014
Coroação
Coroação, 2014
28 Fotografias, impressões fine art
400 x 40cm
2 edições + P.A.
Coronation, 2014
28 photographs printed in fine art
400x40cm
2 editions+ A.P
Estranhamentos - vídeo
Estranhamentos
vídeo fullHD
6’41”
Sem Título 4 da série Estranhamentos
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
60x40cm
3 edições +P.A.
2014
Sem Título 5 da série Estranhamentos
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
60x40cm
3 edições +P.A.
2014
Sem Título 4 da série Estranhamentos
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
60x40cm
3 edições +P.A.
2014
Sem Título 9 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x60cm
3 edições + P.A.
2014
Sem Título 7 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x60cm
3 edições + P.A.
2014
Sem Título 16 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x70cm
3 edições + P.A.
2014
Sem Título 8 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x60cm
3 edições + P.A.
2014
Sem Título 11 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x60cm
3 edições + P.A.
2014
Sem Título 11 da série Estranhamentos
A série de fotografias foi desenvolvida na cidade de Ołdrzychowice Kłodzkie, Polônia, antiga Ullersdorf an der Biele, local de origem de sua família. Nestas apreensões, em posição fetal e de vermelho, a artista atua como personagem para se fundir à paisagem e à arquitetura. Após o registro, Ursula sobrepõe duas ou mais fotos, criando um duplo dela mesma.
Fotografia manipulada digitalmente impressa com pigmentos minerais sobre papel photoragg
40x60cm
3 edições + P.A.
2014
Uma palavra
5 registros dos vestígios de 5 casas e 5 legendas, relatando os fatos históricos que traçaram o futuro geo-político do planeta se alternam em uma estrutura de madeira. A estrutura, envolve as fotografias e as legendas, numa continuidade entre as partes, não sendo possível identificar qual legenda pertence a qual fotografia.
A partir das pesquisas sobre memória de Ivan Izquierdo, neurocientista argentino naturalizado brasileiro, que afirma : – “Substituindo uma palavra por outra, você pode substituir um fato inteiro.”; comento ironicamente, através de qualidades positivas, os fatos que determinaram os rumos políticos do , da 2a. GG até hoje. Utilizando as mesmas fotografias em diferentes posições, reforço a proximidade destes fatos e a manipulação da memória popular utilizada pelos governantes. Ao associar uma palavra qualitativa ao
fato, modificando a narrativa, você induz o pensamento. É fácil moldar a memória das pessoas, criar uma narrativa,
criar uma realidade. Qual é nossa real história?
Uma palavra
2014-2016
montagem fotográfica,
Fotografias impressas em pigmento mineral sobre papel photo matte
e textos emoldurados
120cm x 95cm
casas retratadas no trabalho Uma palavra
5 registros dos vestígios de 5 casas e 5 legendas, relatando os fatos históricos que traçaram o futuro geo-político do planeta se alternam em uma estrutura de madeira. A estrutura, envolve as fotografias e as legendas, numa continuidade entre as partes, não sendo possível identificar qual legenda pertence a qual fotografia.
A partir das pesquisas sobre memória de Ivan Izquierdo, neurocientista argentino naturalizado brasileiro, que afirma : – “Substituindo uma palavra por outra, você pode substituir um fato inteiro.”; comento ironicamente, através de qualidades positivas, os fatos que determinaram os rumos políticos do , da 2a. GG até hoje. Utilizando as mesmas fotografias em diferentes posições, reforço a proximidade destes fatos e a manipulação da memória popular utilizada pelos governantes. Ao associar uma palavra qualitativa ao
fato, modificando a narrativa, você induz o pensamento. É fácil moldar a memória das pessoas, criar uma narrativa,
criar uma realidade. Qual é nossa real história?
Casa retratada no trabalho Uma palavra
Casa retratada no trabalho Uma palavra
Textos no trabalho Uma palavra
Textos no trabalho Uma palavra
22.9053°S,43.2340°W, 22.981043ºS, 43.194080ºW; 22.5855.1º S, 43.12408º W - vídeo
O vídeo apresentado na exposição Através do Espelho no Solar Meninos de Luz, recebeu então o título de 22.9053° S, 43.2340° W; 22.981043o S, 43.194080o W, pois o trabalho acumula em seu título as coordenadas dos locais onde é exibido, assumindo sua própria migração. Com a duração de 4’ 25”,full HD e em loop, o vídeo apresenta a artista vestida, da cabeça aos pés, totalmente de preto e envolta em um cobertor de emergência dourado, dança na escuridão. E o cobertor transforma-se num objeto animado a bailar no breu absoluto.
22.9053°S,43.2340°W, 22.981043ºS,
43.194080ºW;
22.5855.1º S, 43.12408º W
vídeo full HD
duração 4’25″, em loop
3edições +P.A.
2016
22.9053°S,43.2340°W, 22.981043ºS, 43.194080ºW; 22.5855.1º S, 43.12408º W
O vídeo apresentado na exposição Através do Espelho no Solar Meninos de Luz, recebeu então o título de 22.9053° S, 43.2340° W; 22.981043o S, 43.194080o W, pois o trabalho acumula em seu título as coordenadas dos locais onde é exibido, assumindo sua própria migração. Com a duração de 4’ 25”,full HD e em loop, o vídeo apresenta a artista vestida, da cabeça aos pés, totalmente de preto e envolta em um cobertor de emergência dourado, dança na escuridão. E o cobertor transforma-se num objeto animado a bailar no breu absoluto.
22.9053°S,43.2340°W, 22.981043ºS,
43.194080ºW;
22.5855.1º S, 43.12408º W
vídeo full HD
duração 4’25″, em loop
3edições +P.A.
2016
Sobre saudades (Sem lembranças) ou saudações a Nam June Paik
A video instalação é composta de 20 televisores de tubo e 20 DVDs distribuídos em 3 estantes de ferro, algumas funcionam, umas parcialmente e outras não. Os televisores em funcionamento apresentam o vídeo Sobre saudades Sem lembranças.
as imagens foram capturadas durante a viagem que a artista, ou 20 anos antes sua mãe e tia, fizeram à Ullersdorf an der Biele, cidade natal de sua avó alemã, que hoje não existe mais, chama-se Ołdrzychowice Kłodzkie, e localiza-se em Śląsk, Polônia.
O vídeo não apresenta imagens perfeitas, nem uma narrativa coerente e linear, mas sim uma sequencia, recheada de ruídos visuais, numa atmosfera onírica, onde sonho e realidade se misturam.
vídeo instalação
dimensões variáveis
2014-2016
VISTA I
Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Rio de Janeiro
Reminiscências
2016
Sobre saudades (Sem lembrancas) ou saudações a Nam June paik
A video instalação é composta de 20 televisores de tubo e 20 DVDs distribuídos em 3 estantes de ferro, algumas funcionam, umas parcialmente e outras não. Os televisores em funcionamento apresentam o vídeo Sobre saudades Sem lembranças.
as imagens foram capturadas durante a viagem que a artista, ou 20 anos antes sua mãe e tia, fizeram à Ullersdorf an der Biele, cidade natal de sua avó alemã, que hoje não existe mais, chama-se Ołdrzychowice Kłodzkie, e localiza-se em Śląsk, Polônia.
O vídeo não apresenta imagens perfeitas, nem uma narrativa coerente e linear, mas sim uma sequencia, recheada de ruídos visuais, numa atmosfera onírica, onde sonho e realidade se misturam.
vídeo instalação
dimensões variáveis
2014-2016
VISTA I
Galeria Simone Cadinelli
Rio de Janeiro
O ovo e a galinha
2016
Sobre saudades (Sem lembranças) - vídeo
vídeo fullHD
6’41”
2014-2016
O que já não existe mais
Móvel de madeira que pertenceu às duas avós da artista, documento de identidade, passaporte, terra, pedra, casca de árvore de Ullersdorf an der Biele (cidade que não existe mais) e o vídeo Exílio
Dimensões variáveis
2017
O que já não existe mais
Móvel de madeira que pertenceu às duas avós da artista, documento de identidade, passaporte, terra, pedra, casca de árvore de Ullersdorf an der Biele (cidade que não existe mais) e o vídeo Exílio
Dimensões variáveis
2017
Exílio - vídeo
A imagem da paisagem européia da janela de um trem tem sua velocidade acelerada e invertida, enquanto isso a artista recita o poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias de forma invertida.
vídeo em HD
1’
2015
Ser Concomitante - objeto - vídeo instalação
O vídeo apresenta a imagem de uma criança se balançando fitando a câmera e a voz da artista, de sua mãe e filha sobrepostas conversando em alemão, língua materna. O vídeo é apresentado num televisor em preto e branco e videotape sobre um móvel em madeira.
Objeto- vídeo instalação,
vídeo em HD com 1′ 57” de duração , 1 televisor de tubo de 12″, 1 aparelho de DVD, 1 mesa em madeira.
1,30 X 50 X 50cm
2016
Ser Concomitante - vídeo
O vídeo apresenta a imagem de uma criança se balançando fitando a câmera e a voz da artista, de sua mãe e filha sobrepostas conversando em alemão, língua materna. O vídeo é apresentado num televisor em preto e branco e videotape sobre um móvel em madeira.
Objeto- vídeo instalação,
vídeo em HD com 1′ 57” de duração , 1 televisor de tubo de 12″, 1 aparelho de DVD, 1 mesa em madeira.
1,30 X 50 X 50cm
2016